25 de jun de 2018

15 DICAS PARA MELHORAR O FUNCIONAMENTO DA SUA MENTE

Oi gente, tudo bem?

Quem leu o post do blog em que falo sobre O que é ser saudável já está sabendo que saúde não é apenas física, que a parte mental faz parte também! Por isso, hoje venho compartilhar com vocês 15 dicas para você melhorar sua saúde mental, anote ai:

1-Leia bons livros.



Leitura estimula o cérebro, e se os livros forem bons é melhor ainda, pois a leitura irá te trazer sensação de bem estar!

2- Sorria!


Além de ficar com o rosto mais bonito você irá liberar serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pela sensações de felicidade e prazer

3-Planeje seu futuro, mas não esqueça de viver o presente


Um dos males do século é a ansiedade, está sendo cada vez mais comum pessoas diagnosticadas com crise de ansiedade, essa doença é mais perigosa do que se pensa, quem passa por isso sente-se incapaz de viver o hoje, pois está sempre preocupado com amanhã, isso vai causando uma sensação de incapacidade e fracasso e com isso, é comum essas pessoas passarem a apresentar em conjunto depressão. Então não se esqueça, o amanhã é importante, mas o hoje é valioso, aproveite!

4- Estabeleça pequenos objetivos


É importante que você saiba aonde quer chegar, uma pessoa focada desenvolve mais alternativas para chegar no seu objetivo, e assim, coloca o cérebro para trabalhar mais. Pequenas metas são mais fáceis de se atingir e podem te estimular a grandes metas, então procure estabelecer pequenos, médios e grandes objetivos. E lembre-se, pensamento tem força!

5-Não guarde mágoa, perdoe.


Perdoar é libertador, quando conseguimos perdoar algo somos capazes de seguir em frente sem deixar que aquilo nos afete mais. Sem o perdão a nossa mente tende a reviver inúmeras vezes aquilo que nos atormenta, e com isso, vamos causando efeitos negativos em nosso corpo, então se possível, busque o perdão.


6- Não se compare com os outros


Esse tipo de comparação normalmente causa frustação, porque sempre achamos que o outro é melhor. Com isso, vamos nos inferiorizando, trazendo a tona apenas as coisas que nos incomodam e esquecendo das coisas boas que nos tornam únicos. Olhe para o lado e saiba, você é diferente, e essa que é a graça da vida.

7-Busque autoconhecimento


Quando nos conhecemos não deixamos que a fala do outro nos defina, sabemos das nossas limitações e qualidades e com isso podemos buscar o auto desenvolvimento. Se você quer se autoconhecer mas não sabe como eu fiz um post falando sobre isso, é só clicar aqui.

8- não reclame, agradeça


Como eu já disse, o pensamento tem força, então em vez de só olhar para as coisas ruins que ocorreram com você ou ao seu redor, procure pensar diariamente em ao menos 5 motivos do por que você é grato pelo dia em que você está, além de ser um bom exercício para o cérebro, isso irá te causar uma sensação de bem estar e felicidade!

9- Faça atividade física regularmente.


Você deve estar se perguntado como a atividade física veio parar nessa lista né? É simples! durante a atividade física o seu cérebro está a todo vapor trabalhando para você realizar corretamente a atividade, principalmente se é uma que exige maior coordenação  motora. Além disso, a atividade física causa várias alterações fisiológicas em nosso corpo durante a após o exercício, entre elas, a liberação de vários hormônios benéficos para o bom funcionamento de nosso corpo e mente.


10- Analise seus pensamentos.


Esse ato fará com que você trabalhe sua consciência e ainda tenha opiniões mais concretas quando for se expressar.

11- aprenda uma outra língua.


Estudos vêm demonstrando que ao aprender uma nova língua nosso cérebro realiza novas conexões neurais. Acredita-se ainda que, quem aprende uma segunda linguá diminui em até 50% a chance de desenvolver Alzheimer.

12- Chega de procrastinar!


É comum ficarmos enrolando para fazer algo que não queremos, vamos enrolando e enrolando até o último momento, fazemos isso na inútil esperança de em um passe de mágica a situação se resolver e não precisarmos mais realizar essa tarefa, mas eu sinto informar que não é tão simples assim e que na vida não iremos fazer só coisas que gostamos. Então já que não tem jeito e você sabe que não tem por onde escapar vai la e faça! Não deixe para depois, pois isso ficará martelando na sua cabeça como um lembrete e com isso virá a sensação de fracasso e tristeza.

13- Evite pessoas “tóxicas”


Tem pessoas que precisavam vir com um aviso “Cuidado, essa pessoa causa sensação de mal estar”. Infelizmente, existe pessoas que possuem a capacidade de nos colocar para baixo, de fazer com que sintamos inferiores, ou transmite toda a energia negativa dela para nós. É importante tomarmos cuidado com essas pessoas para que isso não nos afete.

14- Durma bem

Uma boa noite de sono é crucial para o bom funcionamento do nosso cérebro, é durante o sono que gravamos os aprendizados e vivências do dia, e ainda “recarregamos a bateria” do nosso corpo. não é atoa que pessoa que tiveram uma noite de sono ruim tendem a ficar mal humoradas durante o dia.

15- tenha um encontro consigo mesmo


Ficar sozinho é necessário, procure incluir na sua rotina um momento para você, faça coisas que goste ou que te ajude a relaxar, o importante é se permitir fazer o que gosta.


Para você qual é a mais difícil e a mais fácil de cumprir? Para mim a mais difícil é a de parar de procrastinar, eu tenho um péssimo hábito de deixar tudo para última hora.


Ah! E as imagens de bichinhos não foram escolhidas aleatoriamente, há pesquisas mostrando que ao visualizarmos animais fofos estabelecemos conexões benéficas em nosso cérebro, além disso, uma pesquisa demonstrou que quando as pessoas visualizaram fotos de animais elas conseguiram se manter mais focadas e concentradas na atividade que estavam realizando. Interessante, não é mesmo!? Aproveita esse foco e se dedique a fazer coisa boas para sua mente nesse momento!


Até o próximo post, beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário