11 de jun de 2018

VOCÊ É SAUDÁVEL?



Oii! Me diga uma coisa, você é saudável? É muito comum que a população apresente uma visão de pessoa saudável como aquela com um corpo magro, que malha e vive em dieta, mas eu tenho que te contar uma coisa, saúde é muito mais que isso, e pode ser que aquela pessoa toda “fitness” não seja tão saudável quanto você imagina. Ficou confuso? vou explicar!

Ao contrário do que muitos pensam, saúde não é apenas ausência de doença, e para uma pessoa ser considerada saudável têm vários aspectos a serem analisados além do bem estar fisiológico. Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS) saúde é:

um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”
Quando é colocado que para uma pessoa ser considerada saudável é necessário olhar para a parte mental e social percebe-se que é uma questão mais complexa do que se imaginava, afinal, quem está em COMPLETO bem estar físico, social e mental?

Pois bem, o meu objetivo com essa breve explicação sobre o conceito de saúde é estimular uma reflexão sobre a SUA saúde, para que assim você possa entender que saúde é muito mais que um corpinho bonito, saúde é alma e corpo leve, é estar bem consigo mesmo e com o seu entorno, então não adianta nada investir em vários cuidados para estar dentro de um "padrão" físico (e quem disse que esse padrão existe realmente?) que te deixam de mau humor, que te privam de viver certos momentos com os amigos e familiares para ter o corpo tão sonhado. Quando passamos a entender isso percebemos que ser saudável é algo complexo e que deve ser buscado em sua plenitude, focando nas três vertentes (físico, mental e social) e não apenas no físico.

Por isso, sugiro que você reflita sobre você e suas atividades, o que falta para você poder se intitular como uma pessoa saudável? e como você pode buscar isso. Empondere-se de seu bem mais precioso, sua saúde.

Então, após esse texto eu te pergunto novamente, você é saudável?



Beijos e cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário